13.10.2011
La Trappe: a autêntica cerveja dos Monges Trapistas
Consideradas as melhores do mundo por inúmeros especialistas, as cervejas trapistas são um espetáculo para o paladar - e para os olhos.

A Ordem Trapista (oficialmente, Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância) é uma congregação religiosa católica. Seus monges seguem o princípio fundamental do ora et labora, vivendo em grande austeridade e silêncio. Fazem três votos: pobreza, castidade e obediência. Assim, as cervejas, fabricadas em pequenas quantidades no interior dos mosteiros muitas vezes são difíceis de ser encontradas no mercado, já que os monges não as comercializam com o propósito do lucro, mas apenas para manter o funcionamento da própria abadia e alguns serviços de caridade. A ITA (International Trappist Association), entidade criada com o propósito de definir as regras do estilo e proteger o nome do uso abusivo por parte de outras marcas, possui como membros apenas sete abadias trapistas, seis na Bélgica (Westvleteren, Chimay, Orval, Achel, Wesmalle e Rochefort) e uma na Holanda (Koningshoeven, onde são fabricadas as cervejas La Trappe). A entidade criou, também, um selo de identificação que só pode ser utilizado em produtos trapistas autênticos.

No Empório Aïoli você encontra algumas representantes da holandesa La Trappe:

La Trappe Witte Trappist: a primeira cerveja trapista branca, preparada apenas com água, lúpulo e trigo. Não há adição de especiarias. Seu paladar seco e ligeiramente ácido torna-a perfeita para os dias mais quentes.
La Trappe Blondcerveja bem dourada, feita a partir de uma levedura especial trapista que oferece um aroma fresco e frutado. O gosto pode ser descrito como ligeiramente maltado e levemente doce, com suave amargor final.
La Trappe Dubbel: de cor bronze intensa, com uma bela e persistente espuma bege. A utilização do malte tostado confere suaves notas aromáticas de caramelo, o que a torna levemente doce. Embora seja uma cerveja fácil de beber, é encorpada e com sabor complexo.
La Trappe Tripel: cerveja escura de coloração intensa, com aroma levemente maltado e paladar fresco e picante. O sabor é frutado, agridoce e ligeiramente alcoólico. Com sabor complexo, possui final seco e amargor peculiar.

La Trappe Quadrupel: cerveja de bela coloração âmbar, de sabor quente e intenso. Complexa e bem equilibrada, tem malte tostado e sabor adocicado. Sua riqueza de sabores deixam perceptíveis notas de banana, amêndoa e baunilha. Envelhecida em barris de carvalho.

Cervejas mais que especiais para degustar em ótima companhia!
[ Rua Visconde de Guarapuava, nº 2478 - Centro ]   [ Cascavel - Paraná ]   [ 45 3225.1001 ]
[ Segunda à Sexta - das 10h às 18h    |    Aos Sábados - 10h às 17h ]